Você sabia que o sal do himalaia te mais de 80 minerais? Conheça alguns desses minerais

Existe uma variedade de tipos de sal, com diferentes quantidades de sódio e outros minerais na composição, além de texturas, colorações e sabores diferentes.

Tipos de sal

🧂Sal Refinado: Chamado Sal de Cozinha, passa por processamento, reduzindo a quantidade de minerais. Possui uma textura mais fina, sendo homogêneo nas preparações.

🧂Sal Grosso: Produto bruto extraído da salmoura do mar, não é refinado, por este motivo evita o ressecamento dos alimentos.

🧂Sal Light: Contém o teor de sódio reduzido (50% de cloreto de sódio e 50% de cloreto de potássio). Não é indicado para pacientes renais devido a quantidade de potássio, o qual pode acarretar complicações cardiovasculares. Podendo ser uma opção para pacientes que tem restrição ao consumo de sódio.

🧂Sal Líquido: Obtido da diluição em água mineral, tendo alto grau de pureza, livre de aditivos e sabor suave.

🧂Sal Marinho: É raspado manualmente da superfície de lagos de evaporação, devido não ser muito processado possui grãos irregulares, preservando os sais minerais. Dependendo de onde for retirado, pode ter coloração modificada, sendo branco, rosa, cinza ou cores combinadas.

🧂Sal do Havaí: Possui uma cor avermelhada em função da presença de uma argila havaiana denominada Alaea, rico em dióxido de ferro.

🧂 Sal Negro: Não é refinado, originado da Índia, possui sabor sulfurado devido os compostos de enxofre. Contém cloreto de sódio, cloreto de potássio e ferro. Sua coloração é cinza rosada, por origem vulcânica.

🧂Sal Defumado: Cor acinzentada, defumado sobre chamas de madeira, alterando o sabor das preparações quando adicionado.

🧂Sal do Himalaia: Possui mais de 80 minerais, como cálcio, magnésio, potássio, cobre e ferro. Os cristais de sal possuem sabor suave e colação rosada.

🧂Sal Kosher: Não é acrescido de iodo, dissolução não é tão rápida quanto o sal refinado, remove rapidamente o sangue das carnes, sendo utilizado para preparar carnes kosher.

🧂Flor de Sal: Na sua elaboração são utilizados apenas alguns cristais retirados da camada superficial das salinas. Contém mais sódio do que o sal refinado (10% +), além de sabor crocante e intenso, utilizado após a preparação dos alimentos.

Referência
SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES. Tipos de sal e suas diferenças.

Nutricionista Marcella Giordano