A suplementação com vitaminas do complexo B pode ser indicada em casos de cansaço ou depressão.

A principal função metabólica da vitamina B6 ( piridoxina ) é como coenzima. Tem um papel importante no metabolismo das proteínas, hidratos de carbono e lipídios. As suas principais funções são: a produção de epinefrina, serotonina e outros neurotransmissores, a formação do ácido nicotínico da vitamina, a decomposição do glicogênio e o metabolismo dos aminoácidos.

Além disso, a vitamina B6 faz a quebra do glicogênio, ajuda na formação da hemoglobina, anticorpos e certos hormônios. Promove o bom funcionamento do sistema nervoso e imunológico e proporciona pele, músculo e sangue saudáveis. Ajuda na degradação da homocisteína, uma substância que, em excesso na circulação sanguínea, pode causar doenças cardiovasculares.

A suplementação com vitaminas do complexo B pode ser indicada em casos de cansaço ou depressão.

Alimentos ricos em vitamina B6

Os alimentos ricos em vitamina B6 são importantes principalmente para o bom funcionamento do cérebro e para a formação das células do sangue.

Os alimentos ricos em vitamina B6 devem ser consumidos principalmente por fumantes, mulheres que tomam anticoncepcional e alcoólatras porque nessas situações é mais fácil de o organismo precisar de uma quantidade maior de vitamina B6 porém a carência desta vitamina costuma ser rara.

A vitamina B6 é encontrada com maior frequência em alimentos de origem animal, como carnes, de porco, principalmente, leite e ovos. Entre os alimentos de origem vegetal, as principais fontes são: batata inglesa, aveia, banana, gérmen de trigo, abacate, levedo de cerveja, cereais, sementes e nozes.

Nutricionista Marcella Giordano