O que é um treino HIIT e por que ele é tão popular? Conheça esse método de treinamento cardiovascular eficaz que é o segredo simples para queimar o máximo de calorias em menos de 30 minutos.

O HIIT, também conhecido como High Intensity Interval Training ou treino intervalado de alta intensidade, é um tipo de treino realizado com o objetivo de acelerar o metabolismo e, assim, promover a queima de gordura, além de ser também um treino que promove a melhora do condicionamento físico.

O HIIT é capaz de fornecer mais resultados em menos tempo de treino justamente pelo fato de que o exercício deve ser feito em alta intensidade. Além disso, é importante que o treino seja feito sob orientação de um profissional de educação física, para diminuir os riscos de lesões, além de ser importante que a pessoa siga uma alimentação adequada ao objetivo, pois assim é possível obter melhores resultados e mais benefícios.

Benefícios do HIIT

Para ter os benefícios do HIIT, é importante que a pessoa respeite os tempos de descanso e atividade e que realize a atividade pelo menos 2 vezes por semana.

Os principais benefícios desse tipo de atividade são:

  • Aumento do metabolismo;

  • Favorecimento do processo de queima de gordura, diminuindo o percentual de gordura corporal;

  • Melhora do condicionamento físico;

  • Melhora da capacidade cardiorrespiratória;

  • Regula a pressão arterial;

  • Aumento da captação de oxigênio.

Além disso, assim como as outras atividades físicas, o HIIT também promove a sensação de bem-estar, aumenta a disposição, melhora a resistência muscular, diminui o estresse e a ansiedade e promove o fortalecimento do sistema imune.

Quem pode fazer o HIIT?

As recomendações para praticar esse tipo de treino são praticamente as mesmas de que qualquer outro exercício. É preciso estar com os exames em dia e passar pela avaliação de um médico, que vai liberar ou não a prática de exercícios e indicar a intensidade máxima do treino.

Quem é sedentário pode fazer HIIT?

Sim, alunos de todos os níveis de treinamento conseguem realizar o método, uma vez que a intensidade é um fator individual. Para uma pessoa sedentária, por exemplo, alta intensidade (80% da frequência cardíaca máxima) pode ser andar a 7 km/h. Já para uma pessoa que treina, pode ser correr a 13 km/h. E para um atleta de elite, mais de 20 km/h. O mais importante é ter orientação profissional para aplicar corretamente a carga (intensidade) dos exercícios e orientar sobre a correta execução dos movimentos (principalmente em exercícios de força).