Ernestine “Ernie” Shepherd, aos 82 anos, é personal trainer, modelo profissional, fisiculturista, competitiva, feliz e realizada do que jamais esteve em sua vida.

Ernestine “Ernie” Shepherd, aos 82 anos, é personal trainer, modelo profissional, fisiculturista, competitiva, feliz e realizada do que jamais esteve em sua vida. Em março de 2010, no palco em Roma, na Itália, ela recebeu formalmente o título de BodyBuilder Feminino Mais Antiga do Mundo (pelo Guinness World Records).

Como Ernestine transformou-se de uma mulher comum de meia-idade em diva do fisiculturismo?

Na juventude, diz-se que Ernestine era uma garota “fresca”, com pouco interesse em atletismo ou exercícios de qualquer tipo. Aos 56 anos de idade, ela era uma secretária escolar sedentária e bem acomodada, como uma “lesma” que nunca havia praticado qualquer exercício em sua vida. A pergunta óbvia é: o que aconteceu para transformar Ernestine em um modelo para o resto de todas mulheres mais velhas em particular?

O que aconteceu foi que a versão de Ernestine, de 56 anos, foi às compras em traje de banho com sua irmã, Velvet. Enquanto experimentavam os ternos, elas se viram rindo uma da outra. Então, elas sabiam que era hora de entrar em forma. Ernestine e sua irmã se matricularam em uma academia e começaram se exercitar juntas. Pouco tempo depois, Velvet morreu repentinamente de um aneurisma cerebral. Devastada, Ernestine parou de ir à academia. Depois de alguns meses de luto pela perda de sua irmã, seguiu o conselho de uma amiga que falou; “sua irmã gostaria que continuasse com o que haviam começado”, Ernestine voltou à academia com uma determinação de entrar em forma.

Começando lentamente e construindo seu corpo passo a passo, Ernestine transformou completamente não apenas seu corpo, mas também sua vida. Ela nunca foi tão feliz. Ela treina principalmente mulheres mais velhas cinco dias por semana e “vive para inspirar mulheres mais velhas a alcançarem seu potencial físico”.

Pessoalmente, gosta de competir em corridas de 5K e 10K e correr maratonas. Ernestine está acordada às 4 da manhã para entrar em suas corridas de 10 milhas e para alcançar 80 milhas por semana, quando treina para uma maratona. Ernestine também pratica treinos de força quatro ou mais dias por semana. Em 2007 (aos 71 anos), ela pediu a Yohnnie Shambourger (ex-Mr. Universe) que a treinasse para competir como fisiculturista. Sete meses depois, ela entrou em sua primeira competição de fisiculturismo. Nesta primeira competição, ela ficou em primeiro lugar em sua classe na competição de fisiculturismo Natural East Coast Tournament of Champions – deixando as mulheres com décadas mais jovens para trás.

Apesar de todo o exercício, Ernestine diz que não sente dores e nunca sofreu lesão nos anos de sua nova Vida Fit. Com 1,67m de altura e pesando 58kg ostenta 9 a 10% de gordura corporal; estas porcentagens de um único dígito são geralmente reservadas para atletas masculinos profissionais de elite no seu auge! Ela não toma medicamentos. Ela ama o trabalho de sua nova vida, desfruta de mais energia do décadas mais jovens e nunca teve tanto sucesso.

Qual é o segredo dela? Vejamos um pouco do que permite a Ernestine desafiar o envelhecimento “normal”:

  • Começou lentamente sob a orientação de um personal trainer e gradualmente condicionou seu corpo.

  • Ernestine, percebendo desde cedo a importância de uma boa nutrição (incluindo proteínas e suplementos suficientes) procurou os serviços de um nutricionista.

  • Tem o apoio total de seu marido de 55 anos, Collin, que prepara refeições e garante que a geladeira esteja sempre abastecida com suas sete refeições diárias balanceadas.

  • Garante que ela receba o descanso que seu corpo precisa.

  • Tenta ter uma atitude positiva sobre tudo, vê seus treinos como divertidos e vê seu trabalho como uma “longa jornada feliz”.

  • Sabe onde ela quer ir e o que ela quer realizar e faz acontecer.

  • Acredita em encorajamento, inspiração e apoio familiar e vive de acordo com o seu mantra ”Determinada – Dedicada – Disciplinada para ser Fit”.

Ernestine Shepherd está em uma idade de sua vida em que muitas pessoas só se vêem o declínio e o envelhecimento. Ela está de longe na melhor forma de sua vida, bem-sucedida como nunca e um modelo supremo para as mulheres mais velhas em todos os lugares e para o resto de nós também. Ela tem muito a nos ensinar sobre prosperar em qualquer idade – se estivermos prontos e abertos para aprender.

Fonte: Wikipédia e ernestineshepherd.net